quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bons Livros para Ler é destaque na TV portuguesa.

               

                            

3ª, 4ª e 5ª Sessões




Inteligências Múltiplas

             


                       

Las Inteligencias Múltiples





                  

Howard Gardner: Detectar y Desarrollar Talentos




                     

Um dia normal de escola

                           

                         

Aprendendo para mudar, mudando para aprender

                       

                     

O papel do professor bibliotecário

           

                              

3ª , 4ª e 5ª Sessões












  • A biblioteca escolar e o currículo. (6 horas)
    a. Trabalho colaborativo
    b. Leitura, literacias e currículo. Conceitos implicados e metodologias de operacionalização
    c. Processo de pesquisa. Estratégias de trabalho e ferramentas
  • Nestas sessões, o objetivo é centrarmo-nos na estrutura organizacional da escola. Refletirmos sobre o papel que o PB desempenha na comunidade escolar.
    O PB terá de conhecer os documentos institucionais: PE, PAA, PCT/Pt ( Plano de Turma) PPT ( Percurso Pedagógico de Turma) para poder delinear as ações prioritárias do seu trabalho, devidamente fundamentadas.

    Propõe-se a análise e trabalho com documentos que ajudarão o PB no traçar do rumo que irá percorrer com a comunidade em que está integrado.

Imagem 1ª sessão









terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ken Robinson: Changing Paradigms (Spanish)

1º Sessão

                    
O país do Carnaval
Romance, 1931  

     Primeiro romance de Jorge Amado, O país do Carnaval faz um retrato crítico e investigativo da imagem festiva e contraditória do Brasil, a partir do olhar do personagem Paulo Rigger, um brasileiro que não se identifica com o país.

     Filho de um rico produtor de cacau, Rigger volta ao Brasil depois de sete anos estudando direito em Paris. Num retorno marcado pela inquietação existencial, ele se une a um grupo de intelectuais de Salvador, com o qual passa a discutir questões sobre amor, política, religião e filosofia. Dúvidas sobre os rumos do país ocupam o grupo.

     O protagonista mantém uma relação de estranhamento com o Brasil do Carnaval, acredita que a festa popular mantém o povo alienado. Os exageros e a informalidade brasileira são motivo de espanto, apesar de a proximidade com o povo durante as festas nas ruas fazer com que ele se sinta verdadeiramente brasileiro. Aturdido pelas contradições, Rigger decide voltar para a Europa.
     Mestiçagem e racismo, cultura popular e atuação política são alguns dos temas de Jorge Amado que aparecem aqui em estado embrionário. Brutalidade e celebração revelam-se, neste romance de juventude, linhas de força cruciais de uma literatura que se empenhou em caracterizar e decifrar o enigma brasileiro.

A Ilha de Sandor Marai



Maria do Rosário Pedreira faz uma análise crítica muito concisa e bem conseguida desta obra em http://horasextraordinarias.blogs.sapo.pt/151332.html



Sinopse:


Rodeado pela azáfama das muitas famílias em férias no Hotel Argentina, em Dubrovnik, Viktor Askenasi, respeitado professor no Instituto de Estudos Orientais de Paris, suporta com dificuldade o calor sufocante do verão na costa da Dalmácia. Perto dos 50 anos, o professor iniciou uma viagem solitária pelo Mediterrâneo, levado por uma preocupação que sempre o agitou, e que o levou, alguns meses antes, a fazer uma mudança radical na sua vida. Apesar de ter encontrado um paraíso de liberdade e de estar disposto a aceitar as consequências das suas ações como um passo inevitável no caminho da realização, Viktor descobre que esta liberdade tem uma outra face imprevista que o desconcerta. Assim, atormentado pela dúvida, num impulso, bate à porta do quarto da desconhecida com quem acabou de se cruzar na receção do hotel, sem saber se do outro lado da porta o espera a escuridão da loucura ou a luz da verdade.

ISABELA FIGUEIREDO LANÇA “UM CÃO NO MEIO DO CAMINHO”

https://youtu.be/qTt36ja7LOQ?si=Kjlj0eKp0zUYnBLY&t=168